O que é Açaí Artesanal?

Compartilhe:

Afinal, o que é o açaí artesanal? É uma marca de açaí ou uma receita patenteada?
Absolutamente, Não!

O açaí artesanal é uma FORMA DE PRODUÇÃO DO AÇAÍ. Assim como na panificação temos os pães artesanais e na gastronomia temos uma infinidade de produtos feitos artesanalmente, como massas, geleias, patês, molhos, queijos, temperos….Na produção de açaí temos o açaí industrializado e o açaí artesanal.

A tradição da produção do açaí artesanal na Amazônia

Na Amazônia, nas comunidades ribeirinhas, o fruto do açaí é colhido diretamente do “pé de açaí”, o açaizeiro, e é macerado manualmente para extrair o “vinho do açaí”, que é a polpa pura, utilizada como a principal fonte de alimentação dos ribeirinhos.

Minha bisavó preparava o açaí artesanal na gamela (uma espécie de tacho de madeira), com frutos recém-colhidos. Esse vinho do açaí, geralmente era servido no almoço ou no jantar, acompanhado de farinha d’água, além do peixe ou camarão.

Açaí artesanal e seu papel na economia local

Nas cidades da região Norte, as batedeiras ou amassadeiras de açaí – locais onde é produzido e vendido o açaí artesanal – fazem parte da economia local e desempenham um importante papel social e econômico, oferecendo um alimento que faz parte da cultura amazônida, além de contribuir com a geração de emprego e renda.

Nessa região, o açaí artesanal é produzido a partir do fruto in natura, comprado em feiras ou portos. Nas batedeiras de açaí é utilizado o branqueamento – processo de higienização dos frutos para evitar a contaminação e garantir a segurança alimentar da população.

Essas batedeiras de açaí são fiscalizadas pela vigilância sanitária dos municípios e seguem os princípios de boas práticas de manipulação de alimentos.

O açaí artesanal fora da região Norte

Fora da região amazônica, o açaí artesanal é produzido a partir da polpa congelada. Pode ser feito em liquidificadores domésticos ou trituradores, tanto para consumo próprio quanto para venda profissional em lojas e delivery de açaí, lanchonetes, hamburguerias e restaurantes .

A produção em maior escala, para distribuição, também é considerada artesanal, desde que siga a mesma forma de produção — ou seja, utilizando liquidificadores industriais com maior capacidade e trituradores

Após a produção destinada à distribuição, o produto deve passar pelos processo de envasamento e congelamento, ou seja, colocado em caixas ou baldes e refrigerado em temperatura adequada ao congelamento em freezers ou câmaras frias.

O uso de adoçante não altera a classificação artesanal

A discussão sobre o uso de banana, açúcar branco, açúcar mascavo, mel ou xarope de guaraná no açaí artesanal é comum. No entanto, independente se a pessoa decide usar a polpa pura ou adoçar com acúcar, xarope de guaraná ou banana, se é produzido em liquidificadores caseiros ou industriais ou trituradores é açaí artesanal e ponto!

É claro que a decisão de produzir um açaí artesanal puro, batido com banana ou adoçado com açúcar ou xarope de guaraná, deve estar diretamente relacionada, ao seu público-alvo e ao objetivo do seu negócio.

Se o seu público curte um açaí mais gourmetizado, com adição de caldas e complementos como leite condensado e nutella, por exemplo, vai preferir o açaí adoçado com xarope de guaraná ou açúcar.

Por outro lado, se for um público mais fitness, esportista, preocupado com a manutenção do peso e controle de calorias, vai preferir consumir o açaí puro, zero adição de açúcar ou adoçado com banana, por exemplo.

Em todo caso, a questão de o açaí ser puro, adoçado com frutose, açúcar ou xarope de guaraná, não define, em última análise, a qualidade do açaí.

Apelo comercial do Açaí Artesanal

Por que o açaí artesanal tem tanto apelo comercial?

Pra início de conversa é bom deixar claro que não basta colocar um outdoor na frente da sua loja dizendo que ali tem açaí artesanal se o seu açaí não for realmente um açaí artesanal…

O cliente não é bobo….Como dizemos no Pará: “O cliente não tem o nariz furado de atravessado”. Isso significa que o cliente sabe muito bem o que é um açaí artesanal e o que é uma propaganda enganosa…

O açaí artesanal autêntico remete ao nosso açaí artesanal raiz produzido na região Norte.

Ele tem sabor de açaí natural, aquele gostinho de açaí fresco, de açaí que foi preparado na hora!

Então, por causa dessa pegada mais natural, o açaí artesanal encanta e fideliza clientes de norte a sul do Brasil. E não só no Brasil. Tenho mentorados nos Estados Unidos, Canadá e Europa que estão produzindo e vendendo açaí artesanal e estão faturando alto.

Saber produzir e vender açaí artesanal é um grande diferencial competitivo no mercado, afinal, não basta dizer que o açaí artesanal, o açaí deve ter o sabor e o frescor do açaí artesanal.

A qualidade do açaí não está relacionada ao uso de produtos da marca X, Y ou Z

Eu defendo sempre que a “qualidade” do açaí deve ser avaliada levando em consideração a segurança alimentar das pessoas que vão consumir aquele produto. Ou seja, seu produto, acima de qualquer outro aspecto, deve ser confiável e seguro.

Para isso, considero que as ações abaixo devem estar presentes nos seus processos e rotina de trabalho:

  • Conhecer a procedência das polpas de açaí e outras frutas utilizadas na produção;
  • Conferir sempre se as fábricas que produzem as polpas que você utiliza possuem as certificações que atestam que a empresa segue padrões de qualidade, segurança alimentar e sustentabilidade;
  • Ter na sua loja um responsável técnico ou nutricionista para validar a observância da sua produção com as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos;
  • Informar no seu cardápio ou rótulo do seu produto os ingredientes que você usou na produção;
  • Utilizar fichas técnicas na sua produção;
  • Armazenar seus produtos de forma correta com a temperatura certa;
  • Utilizar o controle de temperatura na sua produção.

Se você aplica esses princípios na sua produção, se o seu produto atende às necessidades e desejos do seu público, então, certamente seu produto será considerado pelo seu público como um produto confiável e de qualidade.

Além da qualidade, seu produto precisa ser lucrativo

Por fim, independente da forma de produção, seu produto deve atender às necessidades do seu cliente e ser lucrativo para o seu negócio.

O que adianta ter o melhor produto, se ele não é lucrativo? Ou seja, se o seu negócio não dá lucro, você não consegue se manter no mercado e em pouco tempo terá que fechar as portas e procurar outra coisa pra fazer. Simples assim.

Então, se você quer aprender a produzir açaí artesanal e se destacar como o melhor açaí artesanal da sua região, não pode ficar de fora do MINICURSO VIVER DE AÇAÍ ARTESANAL. Toque no link abaixo e garanta logo a sua vaga! QUERO PARTICIPAR!

Veja Mais

Açaí Artesanal

O que é Açaí Artesanal?

Afinal, o que é o açaí artesanal? É uma marca de açaí ou uma receita patenteada?Absolutamente, Não! O açaí artesanal é uma FORMA DE PRODUÇÃO

Processos e Ferramentas

Estratégia é o GPS do seu negócio

Você tá ligado que o preço da matéria-prima para produzir açaí tá muuuuito alto, né? Pois é. E se você ainda não tem um processo