A qualidade do açaí que você serve aos seus clientes diz muito sobre o seu negócio.
Se em vez de um açaí cremoso, você serve um açaí aguado, com pedrinhas de gelo, cristalizado, lembrando um geladinho de açaí….com certeza você não vai passar uma boa impressão sobre os seus produtos.
Por outro lado, se os seus liquidificadores vivem quebrando, aumentando os custos com consertos ou com a compra de novos equipamentos, isso também diz muito sobre o seu negócio.
Falta de organização reduz o seu lucro
Clientes insatisfeitos com os seus produtos representam menos vendas. Aumento de gastos com consertos de liquidificadores ou compra de novos equipamentos representam redução do lucro.
Menos vendas + custos altos = prejuízo = uma bomba relógio que pode estourar a qualquer momento.
Se você se identificou com alguma dessas situações, eu não preciso ter uma bola de cristal para afirmar com segurança que você trabalha de forma intuitiva, sem organização e sem processos definidos, e com certeza suas vendas estão baixas e sua lucratividade idem.
Mas não precisa se desesperar! Se você começar agora a trabalhar de forma organizada e colocar em prática a técnica que vou ensinar a você, seu açaí não vai mais ficar cristalizado e seus liquidificadores vão parar de ir pra oficina…
Ciclo da Produção Lucrativa
Estou falando do Ciclo da Produção Lucrativa, que é uma etapa do Método Açaí Perfeito e Lucrativo, que desenvolvi ao longo desses 17 anos trabalhando com açaí.
O ciclo da produção lucrativa é voltado para o desenvolvimento de produtos com foco na redução do desperdício e no aumento da lucratividade.
É constituído por seis etapas. Denominei essas 6 etapas de RECVOA
1 – Receita
2 – Escolha da Matéria-prima
3 – Controle de Temperatura
4 – Volume de Produção
5 – Ordem dos Ingredientes
6 – Armazenagem correta
6 passos fundamentais
1 – Receita: Necessariamente você deve ter uma receita para produzir o seu açaí ou qualquer outro produto que você precise desenvolver. Essa receita deve ter o peso líquido de todos os ingredientes que serão utilizados.
2 – Escolha da matéria-prima: a escolha da matéria-prima deve ser feita levando em consideração a qualidade e o custo-benefício dos produtos que serão utilizados.
3 – Controle de temperatura: o controle de temperatura vai garantir que o seu açaí esteja sempre cremoso, seja de liquidificador, de produtora ou máquina soft. Por isso você̂ sempre deve deixar as barras de açaí em refrigeração prévia, de 8 a 18h antes de utilizá-las.
4 – Volume de Produção: sempre trabalhe com 30% abaixo da capacidade do seu equipamento para não sobrecarregá-lo. Se você estiver usando um liquidificador de 1L deve colocar no máximo 700 ml nele. Isso vai evitar que você tenha custos adicionais com conserto ou compra de novos equipamentos.
5 – Ordem dos ingredientes: Para preservar seus equipamentos, você deve seguir a ordem de adição dos ingredientes: primeiro os líquidos, depois os pós e por último, vá adicionando gradativamente o açaí.
6 – Armazenagem correta: depois de produzido, o açaí artesanal deve, necessariamente, ser mantido num freezer. Na hora de servi-lo ao cliente você pode tirar e servir ou rebatê-lo em um liquidificador de alta rotação para que seja servido mais cremoso. O açaí de produtora deve, necessariamente, ser mantido em uma câmara fria ou freezer, para que não crie cristais de gelo.
Seguir esses 6 passos do Ciclo da Produção Lucrativa vai garantir a cremosidade do seu açaí e de quebra, reduzir o custo de conserto ou compra de equipamentos, o que significa mais dinheiro no seu bolso!
Se você quer trabalhar de forma profissional, reduzir os desperdícios e aumentar a lucratividade do seu negócio, A Escola de Açaí pode te ajudar nisso. Entre em contato agora!✅