Essa pergunta é recorrente por aqui e a resposta é…Mix de Marketing.
Os ingredientes-chave do mix de marketing são os 4 P’s, aprimorados e difundidos por Philip Kotler. Esses 4 P’s são: Produto, Praça, Preço e Promoção.
Então, trazendo isso para o nosso mundo do açaí, vamos ver, no mercado de açaí, algumas ideias para cada um desses 4 P’s. Vamos lá?
Os 4 P’s do Marketing no mundo do Açaí
Produto
Aqui é importante você desenvolver o produto certo. Ele precisa ter qualidade, embalagem bonita e adequada, com a exposição da sua marca. E se você acha que é preciso ter muito dinheiro para fazer isso está enganado, você pode colocar numa sacola melhor (craft por exemplo), fazer uma etiqueta, um cartão de agredecimento, enviar algum brinde ao seu cliente.
Praça
A praça é o seu mercado. Como as pessoas têm acesso ao seu produto?
Como o seu açaí chegará ao seu cliente?
Cuidados com o armazenamento, manuseio e transporte. Você sabe até quanto tempo o seu produto dura, mantendo a qualidade, no transporte até o seu cliente? Teste a sua embalagem, chacoalhe, veja até quanto tempo o seu produto dura no transporte, mantendo a qualidade!
Preço
Quando falamos de preço, falamos de valor. Qual o valor que você pode agregar ao seu produto? De onde ele vem, o que ele tem de diferente? Que tal trabalhar com uma embalagem diferenciada? Ou com açaís mais gourmet, preparados com complementos ou adicionais colocados de forma que o torne irresistível ao olhar?
Ou ainda, trabalhar com uma pegada mais saudável, com um pegada zero adição de açúcar, linha fitness ou orgânica? Conheça o seu público! Veja o que falta nos seus concorrentes e agregue valor ao seu produto, quando seu cliente tem uma alta percepção de valor, o preço é o menos importante.
Promoção
A promoção é a comunicação entre os seus produtos e o seu público-alvo! Conte a sua história! Qual o diferencial dos seus produtos perante a sua concorrência?
Entenda de uma vez por todas que promoção não é APENAS dar desconto!
Você já ouviu a frase desconto é o imposto que o empreendedor paga por não conseguir agregar valor suficiente?
Como agregar valor ao seu produto
Existem várias maneiras de você agregar valor ao seu produto…
O primeiro passo para você criar uma promoção irresistível para o seu cliente é pensar em algo que tenha muito valor para ele!
Como ele gostaria de ser tratado? O que pode tornar a experiência dele, com o seu açaí, mais saborosa, bonita ou divertida?
Fuja do desconto
Não se esqueça… quem por preço vem, por preço vai embora! Quem vem por valor FICA.
Esses 4 P’s, juntos, influenciam diretamente a decisão de um consumidor. Forças externas como o comportamento do cliente e a concorrência também influenciam essa decisão! Por isso a importância de você conhecer o seu mercado!
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